Proporcionar momentos de alegria e descontração para os pacientes e seus acompanhantes é o objetivo das atividades voluntárias promovidas pelo artista plástico e professor campolarguense Toto Lopes. "É muito gratificante perceber que através de um desenho e de uma brincadeira, as crianças se enchem de alegria e até esquecem que estão em um hospital", conta. Toto Lopes realiza há 4 anos várias ações voluntárias com o Grupo Pagliaccio que leva para comunidades carentes e entidades de Campo Largo, ações que unem arte, solidariedade e a preservação do meio ambiente. “É uma experiência muito boa poder fazer a diferença no dia das pessoas. É muito bacana ver a expressão das crianças e alegria delas em poder brincar e se divertir, e meu objetivo é estar cada vez mais presente no hospital”, destaca Toto.
O paciente João Alexandre Machado Gonçalves, de 6 anos, estava internado por conta de um procedimento cirúrgico e estava impaciente, pedindo para ir para casa. Mas, com a chegada do palhaço, tudo mudou. “Eu fiquei contente porque ele estava no quarto, desanimado e pedindo para ir embora. Quando ele viu o palhaço chegando ficou super feliz, e a alegria dele é a minha alegria. Isso é muito importante porque a criança fica animada e se recupera mais rápido”, conta a mãe Marinéia Machado.
O trabalho voluntário realizado no hospital é fundamental para o bem-estar do paciente e dos acompanhantes. Patrícia Leite de Meira, coordenadora do voluntariado do hospital destaca que as visitas dos voluntários contribuem para a recuperação do paciente. “Mudar a rotina da criança em tratamento faz com que ela esqueça que está em um hospital e volte a brincar e se divertir, e isso é possível graças a participação dos voluntários”, ressalta.
Fonte: SECOM - Serviço de Comunicação do Hospital Infantil Waldemar Monastier